Treinamento para Árbitro de Futebol Sênior

Creio que a maioria dos times, se não todos, tem problemas com árbitros. Tentando ajudar a resolver esse problema, estou programando um curso aqui em Brusque para o mês de Janeiro/2012 para formar novos árbitros e bandeiras somente para apitar jogos veteranos. Se cada time conseguir indicar três pessoas entre 20 e 35 anos para fazer esse treinamento, eles voltariam para suas cidades aptos para apitar os jogos, evitando assim, o desgaste de todo o fim de semana com a arbitragem. Muitas vezes quem apita não tem culpa, pois não recebeu nenhuma orientação e está apenas colaborando.

O treinamento seria específico para jogos veteranos e não habilitaria ninguém a apitar campeonatos nem liga amadora, que é justamente para não haver concorrência com o compromisso dos árbitros. Eles receberão carteirinha do site do Futebolveterano, habilitando-os para apitar jogos de quem está cadastrado no site e passariam por sorteio para apitar os jogos da sua respectiva cidade.

Estou agilizando esse treinamento com uma pessoa formada em educação física, ex-jogador profissional e com conhecimento de causa. Estamos vendo o custo desse treinamento para poder informar à todos os interessados, lembrando que hoje os árbitros já cobram para apitar os jogos dos veteranos, porém com qualidade duvidosa, então não custa nada eles investirem neles mesmo.

Preciso da opinião de vocês, comentem e digam o que acham para eu não envolver as pessoas e depois não ser viável. OK!

Participe dos comentários

9 comentários

  1. A idéia é maravilhosa vou mobilizar os arbitros que apitam futebol veterano aqui em Guaratuba/Pr para participarem deste evento, quando tiver os valores e as datas quero ficar a par para poder contribuir na formação de novos árbitros..

  2. Acho a idéia ótima, realmente a arbitragem do futebol veterano tem deixado a desejar, só não concordo com a idade definida entre 20 e 35 anos, hoje a maioria dos árbitros que apita os jogos de veteranos aqui na região tem entre 35 a 52 anos, acho que para veteranos deveria ser acima dos 30 anos.
    Esperamos a confirmação do curso para enviar-mos alguns arbitros para receberem treinamento,
    um abraço.

    Nadir José Marques

  3. Olá Nadir!
    Nada contra os árbitros com mais de 35 anos, mas já que vamos formar nova turma, o ideal seria o quanto mais novo possível, pois temos que pensar a longo prazo, se não, logo esses se aposentam e temos que começar tudo outra vez.
    Um abraço!

  4. Otima ideia vamos esperar os valores e data para que nos se organise e tenha tempo de escolher alguem aqui hoje nos ja pagamos os arbitro da fundação um abraso

  5. ÓTIMA IDÉIA REALMENTE ESSE É UM TEMA IMPORTANTE E QUE PRECISA DE ATITUDES E SOLUÇÕES, NÃO SÓ POR ARBITRAR DIREITO MAS DEFENDER QUEM QUER JOGAR DE AGRESSÕES E POR CONHECIMENTO DE REGRAS QUE OLHE VOU DIZER, JA MARCARAM ATÉ PENALTI CONTRA NÓIS COM A BOLA FORA DE JOGO NUM TIRO DE META, ESPERO QUE TODOS OS TIMES SE MOBILIZEM PRA TER SUCESSO QUE É PARA O BEM TODOS….GILMAR VETERANOS RIB. AREIA

    1. Parabéns Pereirives Jobes do Site mais visitado do sul do mundo, que é o Futebolveterano, idéia genial e pode contar com a ASPiçarras para esta nova empreitada que é dar um pouco mais de noção de psicologia para um intermediador de jogadores veteranos.

      Abraços
      Lori Campos.

  6. Excelente idéia, parabéns. È uma grande pena o meu estado ser tão longe, pra enviar nosso pessoal!!! Aqui arbitragem para veteranos necessita de treinamento…

  7. primeiro eu quero aqui agradecer pela excelente ideia do nosso grande amante do futebol a vocé pereira eu sou ex arbitro de futebol e hoje eu atuo em algumas ligas ai em brusque eu ja trabalhei muito com o sr: ivo delegado da liga ai de brusque por sinal um exelente arbitro do passado e eu aqui queria deixar uma sugestão que no primeiro emcontro la na cidade de joiville se possivel dar uma palestra para os atletas pois muitos jogadores do senior desconhecem as regras de futebol que de quatro em quatro ano muda e eu poderia levar um arbitro da cbf para dar a referida palestra somente pagaria as despesas de combustivel eu deixo aqui a minha ideia abraços a todos do site um grande abraço valeu.veteranos assim diminuiria as discurções em campo com menas violencia .

  8. Tenho certeza da necessidade de árbitoros, qualificados e neutros para tanto a iniciativa é valida mas a idade limite tem que ser maior que 35 anos,pois atende os que já apitam e novos ,tendo troca de experiência e aumenta o quadro de arbitros que é pequeno.

Deixe um comentário