Escolinhas de futebol: formar atletas e futuros cidadãos – parte 2

Veja a parte 1 deste artigo

Hoje, o que vemos são os clubes de futebol profissional investindo pesado nas categorias de base. O São Paulo F. C. é um dos exemplos que tem revelado muitos talentos a cada ano. Outro clube paulista que tem revelado muitos atletas e possui um exemplar centro de treinamento é o Pão de Açúcar. Aqui em Santa Catarina, o Figueirense é um dos bons exemplos de profissionalismo nas categorias de base, além do que existem muitos municípios que não possuem clube profissional, mas tem excelentes projetos.

Alguns clubes, possuem espalhados por vários municípios catarinenses, os chamados pólos, ou também conhecidos como franquias. Porém, devido aos custos destas franquias, muitas crianças não tem condições de pagar as mensalidades. Um exemplo de franquia estabelecida em Santa Catarina é o São Paulo, que mantém um núcleo em Joinville.

Na Europa, temos vários exemplos de clubes que desenvolvem projetos nas categorias de base desde a idade dos 9 anos, com treinamento específico, alimentação, escola e moradia. O Barcelona, por exemplo, é um deles que investe pesado nas categorias de base, formando além de atletas, cidadãos.

É importante que além do atleta, os clubes pensem na formação do ser humano. Uma constatação que noto, é que de uns tempos pra cá vemos que os jogadores profissionais formados em clubes com boa estrutura possuem uma formação escolar exemplar, nota-se isso pelas entrevistas destes atletas que, em alguns casos, possuem curso universitário. Este sim é o trabalho que deve ser desenvolvido: formar atletas e futuros cidadãos.

Marcelo Roberto Vieira Braga

Publicado por Marcelo Roberto Vieira Braga

Marcelo Braga é formado em Educação Física e trabalha como professor na rede estadual de ensino e das categorias de base de futsal e futebol pela Secretaria de Esportes de São Francisco do Sul. Atuou como auxiliar de preparação física na equipe do Caxias F. C. de Joinville no ano de 2006 e preparador físico de futsal da equipe ADF Futsal. No futebol veterano, atua pelo Clube Atlético São Francisco. Visite o blog do professor Marcelo Braga: http://professormarcelobraga.blogspot.com

Participe dos comentários

1 comentário

Deixe um comentário