Escolinhas de futebol: formar atletas e futuros cidadãos – parte 1

O futebol sempre foi o esporte mais popular do Brasil e porque não dizer do mundo. Quantas crianças atualmente estão espalhadas por este mundo afora participando das várias escolinhas de futebol, seja nos maiores clubes do mundo ou em projetos sociais. Muitas destas crianças adotaram o futebol como esporte para sua prática.

Eu nasci e cresci jogando futebol, na praia, nos campinhos do bairro ou um pequeno espaço no quintal de casa. Lá estava eu agarrado a uma bola de futebol, sozinho, com amigos ou com os primos. Participei de muitas escolinhas de futebol, mas nas décadas em que vivi minha infância, anos 70 e 80, existiam poucas possibilidades de projetos sociais ou mesmo escolinhas ligadas a clubes de futebol, então a saída era reunir os amigos e correr atrás de uma bola nos vários campinhos que existiam.

Infelizmente hoje já não existem mais estes espaços, os campinhos desapareceram, e os poucos que existem são poucos freqüentados, pois as crianças trocaram a bola pelo computador, vídeo game e em muitos casos pelas drogas ou pelo crime, esta é a nossa realidade.

O que se vê hoje são os clubes de futebol colocando “olheiros” em vários torneios de garotos, atrás de craques e selecionando crianças para suas escolinhas. Porém, há aquelas crianças que não tem condições técnicas para ser uma atleta de futebol, que gostam e precisam de esporte, daí a importância dos projetos sociais. A formação do atleta deve ficar em segundo plano, deve-se formar o cidadão, incentivar a criança na formação escolar, para se tornar um cidadão consciente de seus deveres e de suas obrigações, ser digno, disciplinado e acima de tudo ficar longe dos vícios.

Marcelo Roberto Vieira Braga

Publicado por Marcelo Roberto Vieira Braga

Marcelo Braga é formado em Educação Física e trabalha como professor na rede estadual de ensino e das categorias de base de futsal e futebol pela Secretaria de Esportes de São Francisco do Sul. Atuou como auxiliar de preparação física na equipe do Caxias F. C. de Joinville no ano de 2006 e preparador físico de futsal da equipe ADF Futsal. No futebol veterano, atua pelo Clube Atlético São Francisco. Visite o blog do professor Marcelo Braga: http://professormarcelobraga.blogspot.com

Deixe um comentário